Cadeira nº 10 – Bahij Amin Aur
BAHIJ AMIN AUR
Cadeira 10
Titular
ANTONIO FERREIRA DE ALMEIDA JUNIOR
Cadeira 10
Patrono
Nasceu em Joanópolis, SP, em 08/6/1892. Militou no magistério como professor primário, professor secundário, diretor de escola, supervisor de ensino, Diretor Geral do Ensino do Estado. É um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.
Colaborou com Fernando de Azevedo na elaboração do Código de Educação do Estado de São Paulo. Em 1921 formou-se em Medicina. Em 1933, tornou-se Chefe do Serviço Médico Escolar do Estado de São Paulo. Em 1935, fez parte do grupo de educadores encarregados de elaborar o Plano Nacional de Educação. Em 1941, tornou-se professor catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Direito da USP.
Principais trabalhos publicados:
• Cartilha de higiene, S. Paulo, Cia. Edit. Nacional, 1922.
• Elementos de anatomia e fisiologia humanas, S. Paulo, Cia. Edit.
Nacional, 1935.
• A escola pitoresca e outros escritos, S. Paulo, Cia. Edit. Nacional, 1934.
• Biologia educacional, S. Paulo, Cia. Edit. Nacional, 1931
• E a escola primária?, S. Paulo, Cia. Edit. Nacional, 1959.
AMAURY MORAES DE MARIA
Cadeira 10
Fundador
Primeiro acadêmico titular da cadeira de número 10 da Academia Paulista de Educação, o professor Amaury Moraes de Maria nasceu em Avaré, São Paulo, no dia 21 de setembro de 1930. Mestre em Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado, Direito Administrativo, Direito Internacional Público e Processual Penal pela Universidade de São Paulo e bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, lecionou na Universidade Mackenzie, na Fundação Álvares Penteado (FAAP) e na Faculdade de Comunicação social Cásper Líbero, onde também fora vice-diretor. Suas principais obras são “O Desafio da Modernização Política” (Editora Jalovi, 1969) e “Petroquímica, a Civilização do Futuro” (Editora Jalovi, 1069).