Discurso de Saudação ao Acadêmico Samuel Pfromm Neto.
DISCURSO DE SAUDAÇÃO AO ACADÊMICO TITULAR
SAMUEL PFROMM NETO
PELO ACADÊMICO TITULAR JOÃO GUALBERTO DE CARVALHO MENESES
5/6/1984
Excelentíssimo Senhor Professor Valério Giulli, Digníssimo Presidente da Academia Paulista de Educação.
Excelentíssimos Senhores Acadêmicos Titulares.
Excelentíssimas Autoridades.
Meus Senhores e Minhas Senhoras.
Prezado Amigo Professor Doutor Samuel Pfromm Neto.
Ao inscrever-se na eleição para esta Academia Paulista de Educação, coube-me a honra de fazer a sua indicação estatutária e, agora, por escolha dos confrades, a dobrada honra de saudá-lo no momento de sua Posse Solene, em nome da Academia.
Estamos nos acostumando a ouvir falar, diariamente, da crise do e no ensino. E todos, sisudamente a abanar a cabeça afirmativamente, como a concordar com a gravidade da situação educacional. Não vamos discutir o assunto, nem ao menos para dizer se ele realmente existe e se é ou não importante. Nem estou pretendendo recordar a velha escola para compará-la com a atual e dar um veredicto soberano de qual é a melhor. Não, não é este o momento. Quando a Academia empossa o seu mais novo Acadêmico Titular, o Professor Doutor Samuel Pfromm Neto, é hora de se olhar para o futuro. Samuel, como o seu homônimo bíblico, profeta e preparador dos dias futuros de Israel, é homem do presente preparando o porvir.
Samuel vem trabalhando, há alguns anos, na Comunicação e, hoje, na Informática e, já, na Telemática, com o interesse centrado na educação. Tendo iniciado seus estudos pedagógicos na tradicional Escola Normal “Sud Mennucci” de Piracicaba, onde recebeu o diploma de professor primário, continuou sua formação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, onde fomos colegas, eu, da turma de 54, comissionado para estudos como professor primário e Samuel, da turma de 55, já professor secundário de Educação, efetivo por concurso de títulos e provas no qual fora brilhantemente aprovado em 1953. Ao terminar o Curso de Pedagogia, em 1959, iniciou o Curso de Pós-Graduação em Psicologia Educacional (equivalente ao Mestrado) e, em seguida, prepara-se para o doutorado, e obtém o título de Doutor pela USP em 1970, com a tese sobre “Imagens dos Meios de Comunicação de Massa”. Nessa época era conhecido especialista em treinamento, na produção de material para a instrução-programada e de sistemas de aprendizagem individualizada.. Caminhando a longos passos no desenvolvimento da ciência da comunicação tornou-se um dos primeiros especialistas brasileiros no campo dos recursos audiovisuais e na técnica da instrução programada.
Reconhecido internacionalmente, foi convidado para pronunciar palestras e conferências pelo Brasil e foi professor visitante em dezenas de universidades americanas, alemãs, francesas, italianas, ingleses, portuguesas e japonesas.
Seus estudos sobre aprendizagem e ensino com a utilização do Rádio, Televisão, Cinema são obras de consulta obrigatória e somam as mais de uma centena de artigos e pesquisas publicadas, mais de duzentas conferências e cursos dados, cerca de vinte videotapes, audiotapes e programas de rádio e televisão produzidos. É autor de quinze livros, desde cartilhas – “Cartilha da Criança”, livros escolares de 1º grau – “Atividades em Matemática”, “Números e numerais inteiros”, até livros especializados, de pesquisa e estudo, como o famoso “Psicologia da Adolescência”. É tradutor de diversas obras, é coordenador ou membro de comissões editoriais de coleções da Editora Pioneira, José Olympio e Editora Pedagógica Universitária.
Como todos veem, é imenso o cabedal de títulos de nosso novo acadêmico Samuel Pfromm Neto. Todos eles, devemos assinalar, obtidos pelo esforço e dedicação ao trabalho acadêmico, aos estudos e pesquisas.
Samuel sempre foi assim. Um profissional honesto e sério, preocupado perseverantemente com a sua formação acadêmica que a cada dia mais sólida se tornava. Depois da Faculdade tornamo-nos a nos encontrar, em 1963, quando ele exercia a função de Coordenador do Serviço de Recursos Audiovisuais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais “Professor Queiroz Filho”, órgão do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), do Ministério da Educação e Cultura.
Naquela época o Departamento de Educação da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo havia sido transferido para o ”campus” da Cidade Universitária – ainda muito precária e distante -, ocupando o edifício e as instalações do citado Centro Regional de Pesquisas (CRPE). Aí fomos duplamente colegas quando trabalhamos na saudosa Faculdade de Filosofia. Nessa década dos anos 60, estivemos na docência dos cursos de licenciatura em disciplinas diferentes, para as gigantescas turmas de 200 e até 350 alunos. Foi então que o Professor Samuel, Arrigo Angelini e outras da ária de Psicologia inauguraram na Universidade de São Paulo o ensino pela Televisão em circuito fechado.
Naqueles anos conheci melhor o Professor Samuel e aprendi a admirá-lo. A época era de profundas crises no ensino superior, que repercutiam agudamente no campo político e na administração pública.
Samuel sempre calmo e altivo, trazendo este seu sorriso perene que a todos encanta, refletindo a formação do bom homem do interior paulista, bom piracicabano que é.
Nos dias em que se procurava rotular pessoas segundo posições tomadas ou não tomadas, conforme as pessoas de quem se aproximava ou se distanciava, Samuel caracterizava-se pelo comprometimento com as ideias científicas e com o trabalho universitário, pairando muito acima dos meros interesses pessoais e de grupos.
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A evolução dos trabalhos científicos do Professor Samuel apresenta uma linha perfeitamente coerente e rica. De sua formação inicial de professor normalista, passa a professor de educação e vai fixar-se na psicologia. Explora esta Ciência com a preocupação de educador. – Como se dá o processo de ensino-aprendizagem? O desenvolvimento dos estudos do processo da comunicação que ocorre nestas últimas décadas é acompanhado de perto pelo Acadêmico Samuel e é profícua a sua contribuição aos estudos dessa área.
Dizíamos há pouco que não é hora de se discutir a situação do ensino de hoje, porque estamos neste momento empossando neste sodalício um educador que fala a linguagem dos dias melhores que hão de vir.
Um educador que está arduamente empenhado na educação da nova geração e das gerações que deverão entrar nas escolas nos próximos anos.
Um educador que está preparando a escola e o ensino com métodos, técnicas, equipamento recursos humanos adequados ao novo e incrível mundo que está chegando.
Poucos, ainda, muito poucos, têm a visão de Samuel e já estão abrindo picadas na selva desconhecida, emaranhada e escura do mundo da comunicação. O que temos pela frente é fantástico e não são fadas com condão e nem se trata de ficção científica. Simplesmente é outra realidade. Diferente da nossa, mas real.
Samuel percebeu logo que o processo ensino-aprendizagem é, basicamente, um processo de comunicação. E foi por aí que se encaminhou, na pedagogia, descobrindo os segredos da nova ciência e transferindo-os para o campo da educação e do ensino. Sua atuação no rádio, na televisão e no cinema inclui-se neste contexto de interesses. A instrução programada, a máquina de ensinar e aprender são objeto de seus estudos e pesquisas. Recentemente convidado a assumir o alto cargo de Presidente da Fundação Centro Brasileira de Televisão Educativa – A FUNTEVE – órgão do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília, e que se dedica à tecnologia educacional, cinema, rádio e TV educativa, vem dirigindo a Fundação com eficiência e aplausos de todos. Não se esquiva da espinhosa missão de percorrer o Brasil na tarefa de orientar a operação das TVs educativas de todo o território nacional.
Acadêmico Samuel. Todos nós da Academia Paulista de Educação nos honramos muito com a sua companhia entre nós. Esperamos muito de Vossa Excelência, especialmente no que concerne à sua contribuição para a maior projeção desta Academia no cenário educacional paulista e brasileiro. Nós, acadêmicos, também esperamos poder enriquecer nossa experiência com os seus conhecimentos atualizados no campo da tecnologia educacional. Todos nós esperamos contribuir para a melhor educação das novas gerações. Não podemos permitir que as crianças e jovens de hoje constituam a geração do desalento. Ao contrário, as novas técnicas devem ser instrumento de mudança nos destinos da educação de modo a permitir e a facilitar que as nossas crianças tenham sua educação quantitativamente cada vez mais ampliada e qualitativamente mais adequada. A reorganização da sociedade de modo a torná-la mais justa e mais humana depende essencialmente da extensão da escolaridade obrigatória a toda a população. A escolaridade fundamental tem que ser dada integralmente e deve ser da melhor qualidade. Os processos atuais de ensino e de escolarização profundamente marcados com os valores de uma classe dominante que detém o poder político e econômico deste país, dificultando e impedindo a democratização do ensino como forma de dominação, precisa ser substituída, a curto prazo, por um ensino verdadeiramente para todos. A democracia desejada por nós só poderá vicejar em uma nação educada, com um mínimo de escolarização fundamental. Num país de analfabetos e co, um sistema escolar que expulsa metade dos alunos que entram na escola no primeiro ano não há como organizar-se a democracia.
Temos, Samuel, de lançar mão, imediatamente, dos meios de comunicação de massa para atingir a essa população a quem foi negado o direito de ser escola e dar-lhe os ensinamentos básicos de sobrevivência na selva da civilização em que vivemos. É necessário recuperar o tempo perdido.
Mas, é, também, de vital importância que as crianças de hoje preparem-se para o amanhã.
O ensino das escolas de ontem teve seu papel no quadro do desenvolvimento individual e social. Tivemos grandes educadores e professores no passado. O ensino precisa atualizar suas técnicas, seus processos e seu conteúdo. Até a escola como agência social deve ser repensada já.
A sua contribuição, Acadêmico Samuel, é decisiva.
A televisão revolucionou o sistema de comunicação.
A informática e os computadores criaram uma nova ordem no sistema de tratamento do conhecimento.
A telemática traz ao nosso alcance, em segundos, conhecimentos, antes, inatingíveis.
As nossas pobres escolas ainda estão utilizando o quadro-negro e o giz, quando eles não faltam.
Esta Academia necessitava de um educador e especialista de vosso quilate. Samuel, aqui está mais uma tribuna para as suas ideias, mais uma casa para seus estudos e pesquisas.
Orgulha-nos muito em ter Vossa Excelência conosco. Seja bem-vindo.