Eliana Amaral em Glasgow

A Acadêmica Eliana Amaral participou da 7th Conference on Faculty Development for the Health Professions e da Conference of the Association for Medical Education in Europe (AMEE 2023). Esta é uma área onde a docente-titular de Obstetrícia na Faculdade de Medicina da Unicamp tem atuado com grande liderança, orientando e debatendo em instituições acadêmicas do Brasil e exterior.
As duas conferências são os maiores eventos mundiais para avanço da educação nas profissões da saúde, particularmente para a formação de médicos.
“Em 2004 quando estive na Conferência da AMEE pela primeira vez, éramos apenas 5 brasileiros. Fico feliz de ver que este ano tínhamos mais de 50 brasileiros de diversas partes do Brasil, mostrando seus trabalhos, inovações e aprendendo como podemos fazer melhor. Me orgulho em estar contribuindo para que a educação médica seja baseada nas melhores práticas e evidências disponíveis”.
Enquanto a primeira conferência teve 250 participantes de todo o mundo, professores e pesquisadores de formação docente para as profissões da saúde, a segunda conferência reuniu mais de 3000 participantes, incluindo estudantes que atuam como o Student’s Task Force e se tornam professores no futuro.

Os temas que dominaram os debates e programas incluíram questões como diversidade-equidade-inclusão, a importância da formação do corpo docente, participação atividade estudantil, avaliação para a aprendizagem com múltiplos métodos, avaliação programática, apoio de recursos digitais na aprendizagem, saúde mental do estudante de medicina, força de trabalho médica e pesquisa em educação para as profissões da saúde e em desenvolvimento docente.
Além das sessões para apresentar as atividades do grupo e planejar ações futuras, Eliana coordenou as apresentações orais do tema Faculty Development for Institutional Support. Na conferência da AMEE, que se seguiu, foi facilitadora de discussão de trabalhos referentes à temática de desenvolvimento docente nas profissões da saúde e gestão acadêmica. Também acompanhou a apresentação sobre o programa de formação para docência voltado a estudantes de medicina, inicialmente denominado FAIMER Jr, e atualmente realizado na Unicamp como Educadores do Amanhã, um programa que iniciou no Brasil.
Eliana encerrou neste ano sua participação no Faculty Development Committee, que discute os programas das conferências bianuais, atividades online com comunidades de prática e projetos de pesquisa colaborativos internacionais.