Academia Paulista de Educação

Main Menu

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato

logo

Academia Paulista de Educação

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
ArtigosEstudos e PesquisasNotícias
Home›Informações›Artigos›Artigo – Afinal … o que os jovens esperam da estrutura curricular do Ensino Médio?

Artigo – Afinal … o que os jovens esperam da estrutura curricular do Ensino Médio?

By prof. Hubert
14 de março de 2024
318
0
Acadêmica Ghisleine Trigo

Por Ghisleine Trigo da Silveira

Em relevante pesquisa encomendada pela ONG “Todos pela Educação”, o Datafolha ouviu jovens de 14 a 16 anos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, sobre a estrutura curricular a ser adotada no Ensino Médio.

Na contramão dos que, nas recentes discussões sobre o Ensino Médio, defendem radicalmente a volta a um currículo fixo, integrado pelos componentes curriculares que, tradicionalmente, foram abordados nessa etapa, a maioria dos estudantes brasileiros matriculados na 1ª série (65% deles) declara sua preferência por um currículo flexível , que  lhes permita ou que se aprofundem em componentes de seu interesse ou que optem por um curso técnico profissionalizante, aliás como já prevê a estrutura curricular vigente para o novo Ensino Médio, ora em análise.

Não resta dúvida, portanto, que muitos jovens brasileiros desejam ter acesso a uma formação técnica profissional integrada ao ensino médio, outra possibilidade duramente criticada pelos que desejam simplesmente a revogação do novo Ensino Médio.

É fundamental, portanto, que o protagonismo – outra marca do modelo vigente – possa ser estimulado, de forma que os jovens possam participar de discussões sobre o assunto, com base em informações confiáveis e, mais que isso, que sua voz seja efetivamente considerada no desenho curricular dessa importante etapa da educação básica, de grande relevância para o projeto de vida de cada um deles e, porque não, para o futuro do país.

  • Revista APE

    Revista N° 7 – Ano 6 – Março 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 7 Ano 6 – Março 2018
  • Revista APE

    Revista N° 6 – Ano 5 – Novembro 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 6 Ano 5 – Novembro 2016
  • Revista APE

    Revista N° 5 – Ano 4 – Setembro 2015

    Revista Academia Paulista de Educação N° 5 Ano 4 – Setembro 2015
  • Revista APE

    Revista N° 4 – Ano 3 – Agosto 2014

    Revista Academia Paulista de Educação N° 4 Ano 3 – Agosto 2014
  • Revista APE

    Revista N° 3 – Ano 2 – Agosto 2013

    Revista Academia Paulista de Educação N° 3 Ano 2 – Agosto 2013
  • Revista APE

    Revista N° 2 – Ano 1 – Novembro 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 2 Ano 1 – Novembro 2012
  • Revista APE

    Revista N° 1 – Ano 1 – Janeiro / Março 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 1 Ano 1 – Janeiro/Março 2012
logo

Sede:
Rua Tabapuã, 500, Conjunto 42 - Itaim Bibi
São Paulo - SP
CEP 04533-001

Telefones:
2883-6154 e 2574-4523

E-mail:
contatogeral@apedu.org.br ou presidencia@apedu.org.br

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
  • Home
© Copyright Academia Paulista de Educação
Midiamix Editora Digital