NOTA DE FALECIMENTO NOVEMBRO 2017
Celso de Rui Beisiegel ( Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)
Cadeira Vaga 19
O professor Celso Rui Beisiegel, membro titular da APE na cadeira 19, faleceu em São Paulo, no dia 19 de novembro de 2017, deixando-nos, infelizmente. Possuía graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1958), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1972). Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Teve grande experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, educação, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. (Fonte: Currículo Lattes)
Celso vai fazer falta
Guiomar Nammo de Melo
terça-feira, 5 de dezembro de 2017 01:45
Celso foi uma pessoa de grande singularidade. Tranquilo e bem humorado, ponderadíssimo. Faz mais de 50 anos, viajei com ele em seu fusca antigo, subindo a estrada de terra na serra de Ubatuba para irmos fazer alfabetização de adultos com o método Paulo Freire nas vilas caiçaras do litoral paulista. Era um tempo em que tinhamos tempo de parar e apreciar a vista e as quaresmeiras floridas.
Junto com a alfabetização ele tinha um projeto de estudo do artesanato do litoral no qual eu ajudava fazendo entrevistas e tirando fotos. Trabalhavamos no Centro Regional de Pesquisas Queiroz Filho e ele estava começando a dar aulas junto com Maria José Werebe.
Sei que faz esses tantos anos porque esperava meu primeiro filho que já fez 52 anos!
Vai fazer falta o Celso Beisiegel. Vai abrindo mais espaços no nosso passado.
Uma boa corrente de bons pensamentos pra ele!