Academia Paulista de Educação

Main Menu

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato

logo

Academia Paulista de Educação

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
Notícias
Home›Informações›Notícias›Eliana Amaral participou de Conferência na Austrália

Eliana Amaral participou de Conferência na Austrália

By prof. Hubert
23 de março de 2024
178
0

A Acadêmica Eliana Amaral participou da Ottawa Conference – Transforming Healthcare through Excellence in Assessment and Evaluation-, com o tema Assessment Near and Far, na cidade de Melbourne, Austrália. Foi uma oportunidade para colher subsídios úteis nas discussões no Brasil sobre a formação médica.

Abaixo o depoimento da Acadêmica sobre a conferência de encerramento, apresentada pelo editor-chefe da revista Medical Education, Prof. Kevin Eva, da University of British Columbia, Canadá:

“O professor Eva reafirmou conceitos fundamentais para orientar a avaliação do estudante ou residente de Medicina. O sistema de avaliação, com um conjunto de diferentes estratégias ou métodos, deve povoar todo o programa de formação, com feedback, apoio ou correção de rota para remediar as fragilidades observadas no desenvolvimento das competências esperadas. As instituições formadoras são responsáveis por montar, ao longo do programa de formação, um conjunto das avaliações de desempenho, em lugar de uma prova única ou método pontual. Neste processo, chamado de avaliação programática, as instituições devem confirmar se o aprendiz atingiu as competências necessárias para a etapa de formação em que se encontram para poderem progredir. Mais do que atingir a competência, o palestrante salientou a importância de formar além, para a excelência, de forma que isso se transforme num valor de inspiração contínua. Também reafirmou o pouco apoio da comunidade de pesquisadores internacionais a processos de licenciamento para a prática médica apoiadas em provas do egresso de caráter cognitivo, em lugar de se dispender os esforços para ter processos de acreditação que garantam a melhoria contínua dos programas de formação médica. A conferência ainda discutiu a impacto da inteligência artificial, a necessidade de avaliações de seleção inclusivas, a importância de os currículos serem baseados em competências, e não conteúdo, e a necessidade de avaliar o nível de confiança que se pode ter para o estudante ou residente realizar as atividades ou ações profissionais esperadas pelas diretrizes, com segurança e de forma autônoma (Entrustable Professional Activities), como se espera ao final do ciclo formativo”.

Eliana Amaral participa desde 2003 da comunidade internacional em educação médica, ocupando posições como presidente do Comitê Global do National Board of Medical Examiners (NBME) e também é facilitadora internacional do International Faimer Institute/Intealth, ambos sediados na  Filadélfia. O encontro na Austrália aconteceu nos dias 27, 28 e 29/2/2024.

Jana Junger (Heidelberg), Eliana Amaral (APE), Ara Tekian (Univ. Illinois) e John Boulet (National Board of Osteopathic Medical Examiners).
Brownel Anderson (Universidade Minho), Eliana Amaral (APE) e
Ara Tekian (Univ. Illinois)

  • Revista APE

    Revista N° 7 – Ano 6 – Março 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 7 Ano 6 – Março 2018
  • Revista APE

    Revista N° 6 – Ano 5 – Novembro 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 6 Ano 5 – Novembro 2016
  • Revista APE

    Revista N° 5 – Ano 4 – Setembro 2015

    Revista Academia Paulista de Educação N° 5 Ano 4 – Setembro 2015
  • Revista APE

    Revista N° 4 – Ano 3 – Agosto 2014

    Revista Academia Paulista de Educação N° 4 Ano 3 – Agosto 2014
  • Revista APE

    Revista N° 3 – Ano 2 – Agosto 2013

    Revista Academia Paulista de Educação N° 3 Ano 2 – Agosto 2013
  • Revista APE

    Revista N° 2 – Ano 1 – Novembro 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 2 Ano 1 – Novembro 2012
  • Revista APE

    Revista N° 1 – Ano 1 – Janeiro / Março 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 1 Ano 1 – Janeiro/Março 2012
logo

Sede:
Rua Tabapuã, 500, Conjunto 42 - Itaim Bibi
São Paulo - SP
CEP 04533-001

Telefones:
2883-6154 e 2574-4523

E-mail:
contatogeral@apedu.org.br ou presidencia@apedu.org.br

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
  • Home
© Copyright Academia Paulista de Educação
Midiamix Editora Digital