Academia Paulista de Educação

Main Menu

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato

logo

Academia Paulista de Educação

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
Estudos e Pesquisas
Home›Informações›Estudos e Pesquisas›Princípios de Design para Acelerar a Aprendizagem dos Alunos com Tutoria de Alto Impacto

Princípios de Design para Acelerar a Aprendizagem dos Alunos com Tutoria de Alto Impacto

By prof. Hubert
6 de janeiro de 2025
103
0

A acadêmica Guiomar Namo de Melo informa que o documento “Design Principles for Accelerating Student Learning with High-Impact Tutoring” aborda os princípios de design para acelerar a aprendizagem dos alunos através de tutoria de alto impacto. Escrito por Carly Robinson, Matt Kraft, Susanna Loeb e Beth Schueler, o texto destaca a eficácia da tutoria como uma intervenção educacional poderosa para melhorar o desempenho acadêmico, especialmente para alunos de baixa renda ou que estão atrasados academicamente.

Os autores discutem a importância de sessões frequentes, sugerindo que três ou mais sessões por semana são ideais. Eles também enfatizam a eficácia de grupos pequenos, preferencialmente um tutor para cada três ou quatro alunos, e destacam que uma variedade de tutores, incluindo voluntários e estudantes universitários, pode ser eficaz se receberem treinamento adequado.

O foco da tutoria deve ser adaptado ao nível de ensino, com tutoria de leitura sendo mais eficaz para alunos do ensino fundamental e tutoria de matemática para alunos mais velhos. A avaliação contínua e o uso de materiais instrucionais de alta qualidade são cruciais para personalizar a instrução e apoiar o progresso dos alunos.

Além disso, o documento ressalta a importância de construir relacionamentos positivos entre tutor e aluno, o que pode levar a melhores resultados acadêmicos e motivacionais. A tutoria durante o horário escolar tende a ser mais eficaz do que após a escola ou durante o verão, e há evidências emergentes de que a tutoria à distância também pode ser eficaz.

Em resumo, o documento fornece diretrizes baseadas em evidências para implementar programas de tutoria eficazes que podem ser escalados para atender a um grande número de alunos, mantendo sua eficácia e ajudando a mitigar a perda de aprendizagem causada pela pandemia de COVID-19.

  • Revista APE

    Revista N° 7 – Ano 6 – Março 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 7 Ano 6 – Março 2018
  • Revista APE

    Revista N° 6 – Ano 5 – Novembro 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 6 Ano 5 – Novembro 2016
  • Revista APE

    Revista N° 5 – Ano 4 – Setembro 2015

    Revista Academia Paulista de Educação N° 5 Ano 4 – Setembro 2015
  • Revista APE

    Revista N° 4 – Ano 3 – Agosto 2014

    Revista Academia Paulista de Educação N° 4 Ano 3 – Agosto 2014
  • Revista APE

    Revista N° 3 – Ano 2 – Agosto 2013

    Revista Academia Paulista de Educação N° 3 Ano 2 – Agosto 2013
  • Revista APE

    Revista N° 2 – Ano 1 – Novembro 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 2 Ano 1 – Novembro 2012
  • Revista APE

    Revista N° 1 – Ano 1 – Janeiro / Março 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 1 Ano 1 – Janeiro/Março 2012
logo

Sede:
Rua Tabapuã, 500, Conjunto 42 - Itaim Bibi
São Paulo - SP
CEP 04533-001

Telefones:
2883-6154 e 2574-4523

E-mail:
contatogeral@apedu.org.br ou presidencia@apedu.org.br

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
  • Home
© Copyright Academia Paulista de Educação
Midiamix Editora Digital