Academia Paulista de Educação

Main Menu

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato

logo

Academia Paulista de Educação

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
ArtigosNotícias
Home›Informações›Artigos›Artigo – Na era da Inteligência Artificial, só sobreviverá quem souber perguntar

Artigo – Na era da Inteligência Artificial, só sobreviverá quem souber perguntar

By prof. Hubert
21 de agosto de 2025
29
0

por Francisco Carbonari

Vivemos em um mundo de mudanças aceleradas, onde as respostas rápidas parecem ter se tornado o que mais importa. Um simples toque na tela nos entrega em segundos aquilo que buscamos. Essa lógica, porém, nos faz ansiosos por encerrar conversas antes mesmo de iniciá-las e obter respostas antes de formularmos as perguntas.

Aprendi, nas primeiras aulas da minha Faculdade de Filosofia, que mais importante do que as respostas são as perguntas. É a pergunta que instiga a reflexão, alimenta a curiosidade e nos conduz por caminhos desconhecidos. Ela abre espaço para a dúvida — e sem dúvida não há progresso. Albert Einstein dizia que, se tivesse apenas uma hora para resolver um problema crucial para a humanidade, gastaria 55 minutos formulando a pergunta certa e apenas cinco pensando na resposta.

Isso não significa que as respostas não tenham valor. Mas sem compreender plenamente o que buscamos, sem formular a questão de maneira adequada, a resposta corre o risco de ser superficial ou inútil. A pressa por soluções imediatas, sem clareza do problema, leva ao improviso e a equívocos — muito frequente em nossos dias.

Essas questões me vieram à mente ao refletir sobre os impactos da Inteligência Artificial, principalmente sobre a educação. A escola nasceu com a missão de transmitir conhecimentos produzidos pela humanidade, tendo no professor o transmissor desse saber. A IA rompe com esse paradigma: hoje qualquer aluno acessa, em segundos, informações que antes estavam restritas a livros ou professores. O conhecimento está disponível em um clique. Isso tem levado alguns a preverem o fim da profissão docente, em análises apressadas e catastróficas.

Mas se as informações estão facilmente acessíveis, o desafio passa a ser outro: como formular boas perguntas para buscar o que importa, organizar os dados e aplicá-los de maneira crítica em cada situação. A memorização cede espaço à capacidade de análise, interpretação e construção de sentido.

Nesse cenário, aprender a perguntar torna-se essencial. Não se trata apenas de “obter respostas”, mas de aprender a lidar com a dúvida, organizar informações, identificar princípios em diferentes contextos e elaborar perguntas que abrem caminhos, Muitas vezes será preciso, inclusive, ter a paciência de não buscar respostas imediatas, permitindo que novas abordagens sejam possíveis.

Negar a importância da IA no mundo que vivemos, seria ingênuo. Cabe a todos – especialmente às escolas – aprenderem a conviver com ela, compreendendo seus limites, explorando suas potencialidades e formando pessoas capazes de perguntar, porque em um tempo de respostas instantâneas, será a qualidade das perguntas que definirá o verdadeiro valor das respostas. A IA pode responder tudo, mas é necessário quem ensine a perguntar.

  • Revista APE

    Revista N° 7 – Ano 6 – Março 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 7 Ano 6 – Março 2018
  • Revista APE

    Revista N° 6 – Ano 5 – Novembro 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 6 Ano 5 – Novembro 2016
  • Revista APE

    Revista N° 5 – Ano 4 – Setembro 2015

    Revista Academia Paulista de Educação N° 5 Ano 4 – Setembro 2015
  • Revista APE

    Revista N° 4 – Ano 3 – Agosto 2014

    Revista Academia Paulista de Educação N° 4 Ano 3 – Agosto 2014
  • Revista APE

    Revista N° 3 – Ano 2 – Agosto 2013

    Revista Academia Paulista de Educação N° 3 Ano 2 – Agosto 2013
  • Revista APE

    Revista N° 2 – Ano 1 – Novembro 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 2 Ano 1 – Novembro 2012
  • Revista APE

    Revista N° 1 – Ano 1 – Janeiro / Março 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 1 Ano 1 – Janeiro/Março 2012
logo

Sede:
Rua Tabapuã, 500, Conjunto 42 - Itaim Bibi
São Paulo - SP
CEP 04533-001

Telefones:
2883-6154 e 2574-4523

E-mail:
contatogeral@apedu.org.br ou presidencia@apedu.org.br

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
  • Home
© Copyright Academia Paulista de Educação
Midiamix Editora Digital