Academia Paulista de Educação destaca papel do professor no combate ao dogmatismo e ao extremismo

Em sua reunião mensal realizada no dia 19 de março de 2025, na sede do Conselho Estadual de Educação, a Academia Paulista de Educação promoveu mais uma sessão de seu ciclo de debates, desta vez conduzida pelo Acadêmico Nílson José Machado. Com o tema “Bertrand Russell e as duas funções de um professor”, o encontro reuniu acadêmicos titulares para refletir sobre o papel dos educadores diante dos desafios contemporâneos da formação crítica e democrática.
Inspirado no pensamento do filósofo britânico Bertrand Russell, o debate propôs uma leitura atualizada das duas grandes missões do professor: combater as narrativas unárias, que sustentam o dogmatismo, e enfrentar as narrativas binárias, que alimentam o extremismo. “Como compatibilizar tal perspectiva com o pensamento infantil, que é naturalmente binário? Aí está o grande dilema a ser considerado”, provocou o professor Nílson José Machado em sua exposição inicial.
A discussão levantou questões centrais para a prática educativa, como o incentivo à dúvida, à complexidade e ao pensamento crítico em sala de aula, especialmente em tempos marcados pela polarização política e pela disseminação de discursos simplificadores. “Compreender o fato de os ditadores serem naturalmente binários, eis a questão”, acrescentou o expositor, ao propor uma reflexão ética e pedagógica sobre o papel da educação na construção de sociedades mais plurais e democráticas.
Os comentários dos demais acadêmicos enriqueceram o debate, trazendo contribuições que cruzaram filosofia, psicologia da educação e experiências concretas em diferentes etapas de ensino. A sessão reafirmou o compromisso da Academia Paulista de Educação com o pensamento livre, a valorização do magistério e a promoção de uma educação crítica, ética e comprometida com a democracia.
