Academia Paulista de Educação

Main Menu

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato

logo

Academia Paulista de Educação

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
ArtigosNotícias
Home›Informações›Artigos›Artigo – O Eterno Debate da Reprovação Escolar: o retrocesso volta à discussão

Artigo – O Eterno Debate da Reprovação Escolar: o retrocesso volta à discussão

By prof. Hubert
22 de julho de 2025
58
0

Francisco Carbonari

Em conferência proferida em 1956, o professor Almeida Júnior, recém-chegado de um encontro da UNESCO, comentava o enfrentamento da repetência adotada por alguns países europeus. Referindo-se à prática inglesa de promoção automática, afirmou:“Receávamos que o preconício puro e simples da promoção automática, tal como a pratica a Inglaterra, produzisse no Brasil maior alarme do que o causado pela Proclamação da República.”

Quase sete décadas depois, o comentáriopermanece atual. Recentemente, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe a chamada “promoção automática” de alunos do ensino fundamental e médio. O texto determina que só poderá passar de ano quem atingir nota mínima, além de vedar a organização da educação básica em ciclos de mais de um ano.

Retorna à cena, a velha crença de que a má qualidade do ensino brasileiro está diretamente relacionada à impossibilidade de reprovar alunos. A progressão continuada volta a ocupar o lugar de vilã dos baixos índices de aprendizagem.

O argumento simplista ignora a literatura produzida e a experiência internacional acumulada sobe o tema . A ideia de que o aluno que não aprendeu deva repetir o ano para recuperar o conteúdo perdido não resiste aos dados. Repetência, ao contrário do que se pensa, não corrige defasagens: ela as aprofunda. Alunos reprovados tendem a apresentar maior evasão, desmotivação e dificuldade de reinserção escolar.

Nos países que lideram o ranking do PISA — como Finlândia, Canadá e Japão — o conceito de “reprovar” praticamente não existe. O foco está no acompanhamento contínuo, na identificação precoce das dificuldades e em intervenções pedagógicas individualizadas. Reprovar alunos como forma de corrigir falhas estruturais do sistema é, no mínimo, transferir a responsabilidade da escola para o estudante.

No Brasil, a progressão continuada — uma política educacional baseada na lógica da aprendizagem ao longo do tempo, com apoio contínuo — ainda é vista com desconfiança, mesmo com décadas de evidências a seu favor. Combater a evasão, melhorar a qualidade do ensino e promover a equidade exige justamente o oposto do que propõe o projeto de lei. Não é mais aprovação que prejudica a qualidade de ensino, mas a falta de condições concretas para que se aprenda.

Está mais do que na hora de superar o discurso reducionista que associa qualidade à repetência. A educação brasileira não fracassa porque aprova demais, mas porque ainda oferece menos política pública comprometida com a aprendizagem real.

Assumir a progressão continuada como parte de uma estratégia de qualidade e equidade não nos isola — ao contrário, nos coloca ao lado de sistemas educacionais bem-sucedidos.

  • Revista APE

    Revista N° 7 – Ano 6 – Março 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 7 Ano 6 – Março 2018
  • Revista APE

    Revista N° 6 – Ano 5 – Novembro 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 6 Ano 5 – Novembro 2016
  • Revista APE

    Revista N° 5 – Ano 4 – Setembro 2015

    Revista Academia Paulista de Educação N° 5 Ano 4 – Setembro 2015
  • Revista APE

    Revista N° 4 – Ano 3 – Agosto 2014

    Revista Academia Paulista de Educação N° 4 Ano 3 – Agosto 2014
  • Revista APE

    Revista N° 3 – Ano 2 – Agosto 2013

    Revista Academia Paulista de Educação N° 3 Ano 2 – Agosto 2013
  • Revista APE

    Revista N° 2 – Ano 1 – Novembro 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 2 Ano 1 – Novembro 2012
  • Revista APE

    Revista N° 1 – Ano 1 – Janeiro / Março 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 1 Ano 1 – Janeiro/Março 2012
logo

Sede:
Rua Tabapuã, 500, Conjunto 42 - Itaim Bibi
São Paulo - SP
CEP 04533-001

Telefones:
2883-6154 e 2574-4523

E-mail:
contatogeral@apedu.org.br ou presidencia@apedu.org.br

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
  • Home
© Copyright Academia Paulista de Educação
Midiamix Editora Digital