Cadeira nº 1 – VAGA
TITULAR
ANTECESSOR

Cadeira 1
Titular
Flávio Fava de Moraes, nascido em Lins, São Paulo, em 1938. É graduado em Odontologia (1960). Iniciou a carreira universitária na USP, onde trabalhou, de Professor Assistente a Professor Titular, no Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas. Em 1971 e 1972, foi Professor Visitante na Universidade de Michigan, os Estados Unidos. Participou de atividades de ensino, científicas e tecnológicas em 39 países.Recebeu 11 prêmios, sendo 5 internacionais. Foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio de Pesquisa W.G. GIES Foundation Research Award. Produziu 67 trabalhos de pesquisa no Brasil e 60 no exterior. Está citado em 256 revistas e 52 livros. Foi Reitor da Universidade de São Paulo (18.11.1993 a 25.11.1997) e Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia. Outros cargos exercidos.
• Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas
• Diretor Científico da FAPESP
• Diretor Executivo da FUVEST
Diretor Executivo da Fundação SEADE
• Conselheiro do Conselho Estadual de Educação
• Vice-Presidente da Associação Internacional de Universidades/UNESCO/Paris.
PATRONO

Cadeira 1
Patrono
Nasceu em Caldas, em 1855 e morreu em 1923. Alcançou renome como professor e autor de livros de gramática. É autor de “Gramática Histórica”, São Paulo, 1919. até hoje obra indispensável à pesquisa de língua portuguesa. Fundou a Igreja Presbiteriana Independente. Da qual, como reverendo, foi um dos mais importantes líderes do movimento protestante brasileiro do final do século XIX. Foi também abolicionista, e participou dos trabalhos da Tradução Brasileira da Bíblia. Escreveu o livro “O Problema Religioso da América Latina” de cunho apologético.
ANTECESSOR

FUNDADOR

Cadeira 1
Fundador
Em 1927, formou-se professor normalista pela Escola Normal Secundária (depois Instituto de Educação Caetano de Campos). Em 1931 foi nomeado, por concurso, professor-fiscal de escolas normais livres (Lorena e Bauru).Foi também, de 1933 a 1964, professor catedrático de Psicologia, Pedagogia e Didática na Escola de Educação. De 1943 a 1951 trabalhou em cargos administrativos fundamentais para a progresso do Ensino: foi chefe do Ensino Secundário e Normal e Assistente Geral do Departamento de Educação. Foi também professor de Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política do Brasil.Escreveu várias obras, sobretudo na área da sociologia.