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Home›Informações›Notícias›CME aprova norma sobre transição escolar com progressão das aprendizagens na adolescência

CME aprova norma sobre transição escolar com progressão das aprendizagens na adolescência

By prof. Hubert
17 de outubro de 2025
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Rose Neubauer

O Conselho Municipal de Educação de São Paulo (CME‑SP) aprovou por unanimidade, em 16 de outubro de 2025, a Recomendação Nº 02/2025 que trata da “transição escolar com progressão das aprendizagens nas adolescências”. A norma enfatiza que a passagem entre etapas de ensino, como a do ensino fundamental para o ensino médio, deve ser encarada como continuidade do processo de aprendizagem — e não como ruptura —, apontando mecanismos para que estudantes em faixa etária adolescente avancem em seus estudos sem que as mudanças de ciclo escolar se convertam em obstáculo à progressão.

Entre os pontos abordados, a recomendação propõe que a rede municipal avalie o impacto das transições de etapa, reforcem os entendimentos pedagógicos, e promovam o acompanhamento da trajetória dos estudantes durante o ensino fundamental final e o ensino médio. A norma destaca que a progressão das aprendizagens deve estar articulada com ações de apoio, recuperação de conteúdos e estratégias de percurso que respeitem os ritmos individuais e as desigualdades de partida.

Vale destacar o protagonismo das acadêmicas Rose Neubauer e Guiomar Namo de Mello, ambas da Academia Paulista de Educação, que participaram da redação da recomendação. Rose Neubauer, que presidiu o CME‑SP e foi secretária estadual de Educação de São Paulo, e Guiomar Namo de Mello, ex‑secretária municipal de Educação, contribuíram decisivamente para o texto aprovado, trazendo à norma uma visão profunda da realidade das redes públicas e da importância de políticas educacionais que garantam continuidade, equidade e acolhimento ao longo do percurso escolar.

Também participaram da relatoria -de iniciativa da Câmara Anos Finais Fundamental e Ensino Médio (CAFEM): Fatima Cristina Abrão, Karen Martins de Andrade, Luci Batista Costa Soares de Miranda, Lucilene Schunck Costa Pisaneschi, Maria Silvia Bacila, Neide Cruz e Vera Lucia Wey.

Guiomar Namo de Melo

Com essa norma, a cidade de São Paulo reforça seu compromisso com uma educação que considera a formação integral, a continuidade do percurso e a justiça educacional — e a Academia Paulista de Educação saúda esse avanço normativo e a contribuição de suas acadêmicas como referência para os gestores e educadores do Estado.

Leia a íntegra da Norma aqui.

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