Educação Profissional e o Futuro do Trabalho: SENAI-SP apresenta estratégias inovadoras no FONCEDE 2025

Durante a 2ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE) um dos destaques foi a apresentação do professor Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP. Sua fala provocou reflexões importantes sobre o papel estratégico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante das transformações socioeconômicas em curso.
Com base em dados atualizados e projeções de mercado, Ricardo Terra evidenciou que a educação profissional não pode mais se limitar à formação técnica tradicional. Ao contrário, deve antecipar tendências, reagir com agilidade às demandas setoriais e regionais e construir trajetórias de aprendizagem contínuas e integradas à vida laboral. Em sua apresentação, destacou quatro grandes desafios: perceber mais rápido, produzir mais rápido, planejar a oferta e permanecer com o aluno.
Por meio de ferramentas de inteligência de dados e engenharia educacional, o SENAI-SP tem mapeado ocupações emergentes, analisado estruturas internacionais de profissões e redesenhado seus currículos de acordo com as exigências reais do mercado. Casos como os cursos voltados a energias renováveis, biotecnologia, TI e data centers ilustram esse dinamismo. Ricardo Terra enfatizou ainda a importância de manter vínculos com os egressos, atualizando constantemente suas habilidades e reforçando a empregabilidade ao longo da vida.
Outro ponto abordado foi o papel da educação profissional como eixo fundamental para o aumento da produtividade, especialmente diante das mudanças demográficas projetadas para o Brasil. Com uma população envelhecendo rapidamente e a necessidade de repor mão de obra qualificada, Terra argumentou que investir em formação técnica de qualidade é investir no desenvolvimento do país.
Para o presidente da Academia Paulista de Educação, Hubert Alquéres, “a participação do SENAI-SP no FONCEDE 2025 reafirma a relevância de um modelo de EPT conectado com a realidade, guiado por evidências e voltado à inovação”. E finaliza: “a Academia Paulista de Educação reconhece e valoriza a contribuição do professor Ricardo Terra e de toda a rede SENAI na construção de um futuro educacional que una qualidade, inclusão e impacto econômico”.