Estudos e Pesquisas – Impacto da Educação Técnica sobre a Empregabilidade e a Remuneração
O trabalho elaborado pelos pesquisadores Ricardo Paes de Barros, Lígia Lóss Corradi, Samuel Franco, Laura Muller Machado e Andrezza Rosalém – com o apoio do Insper, Instituto Unibanco e Itaú – traz uma análise dos impactos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio na vida laboral dos egressos no Brasil.
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file:///C:/Users/Nonada/Downloads/completo-impactodaeducacaotecnica_240226_102620.pdf
O trabalho parte da revisão detalhada de 16 estudos sobre o assunto e apresenta o retorno monetário dessa modalidade de ensino ao longo da vida profissional do egresso.
Uma das constatações da investigação é que a EPT aumenta a empregabilidade e a renda do trabalho dos egressos – achado este que reforça a necessidade de ampliação de investimentos públicos nesse tipo de educação no país.
Quem comenta é André Portela Souza, Doutor em Economia pela Cornell University e professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas:
“O leitor e a leitora têm diante de si a mais completa análise até o tempo presente sobre os impactos da Educação Técnica e Profissional (EPT) na vida laboral dos seus egressos no Brasil. Trata-se de uma cuidadosa e criteriosa revisão sistemática dos estudos mais rigorosos com respeito ao tema e uma reflexão dos autores em relação ao conjunto dos resultados. Chega em muito boa hora. A EPT tem ganhado bastante destaque mundial com as mudanças tecnológicas e seus impactos no mundo do trabalho. Adiciona-se a isso, no Brasil, o advento do novo ensino médio e sua trajetória técnica profissionalizante. Com este livro, o debate acerca da EPT e o novo ensino médio ganha luzes com a sistematização das melhores evidências que se tem do tema e uma pertinente análise sobre elas. Descobre-se aqui que a EPT aumenta a empregabilidade e a renda do trabalho dos seus egressos e se aprende por que se deve fazer investimentos públicos em EPT. No melhor exemplo da combinação de raciocínio e evidência em debate público, este livro é leitura essencial para quem participa do debate da educação dos jovens no Brasil”.