FONCEDE em São Paulo: inteligência artificial, formação docente e educação profissional marcam reunião nacional

Realizada nos dias 29 e 30 de maio, em São Paulo, a 2ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE) consolidou-se como um espaço privilegiado de articulação das políticas educacionais em todo o país. Representantes dos Conselhos Estaduais e do Conselho Distrital estiveram reunidos ao longo de dois dias de intensas discussões, com a participação de autoridades, especialistas e pesquisadores de destaque no cenário educacional brasileiro. O evento aconteceu na FIESP e foi marcado por momentos de grande integração entre os participantes, com direito a almoços e jantares onde o assunto principal foi a educação brasileira.

A programação foi ampla e tratou de temas estratégicos como a reforma do ensino médio, os desafios do Plano Nacional de Educação, a regulamentação da educação profissional e tecnológica e as perspectivas para a educação de jovens e adultos. Entre os pontos altos do encontro, destacaram-se:
A palestra do professor Seiji Isotani, da USP e da Cátedra UNESCO em Inteligência Artificial na Educação, que trouxe reflexões fundamentais sobre o uso ético e equitativo da IA no ensino, com destaque para soluções aplicáveis mesmo em contextos de baixa conectividade e infraestrutura;

O painel sobre formação docente, com a participação de Bernardete Gatti e representantes do Movimento Profissão Docente, que abordaram os desafios estruturais da carreira, os referenciais de qualidade para a formação inicial e continuada, e a valorização do magistério;
A contribuição do diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra, na mesa sobre educação profissional e tecnológica, que evidenciou o papel estratégico da formação técnica para o desenvolvimento econômico e social, destacando as inovações curriculares e os modelos de parceria com o setor produtivo;
A presença do INEP, com o diretor Ricardo Cardoso, que detalhou os esforços para a avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo maior transparência, alinhamento entre sistemas e base empírica para a formulação de políticas.
A Academia Paulista de Educação acompanhou de perto os trabalhos e saúda a qualidade dos debates e a dedicação dos Conselhos Estaduais ao aprimoramento das políticas públicas educacionais. Na sequencia, serão publicadas outras matérias destacando participações específicas e temas debatidos com maior profundidade.