Formação Docente em foco: Bernardete Gatti e Caetano Siqueira apontam caminhos para valorizar a profissão

Um dos momentos mais significativos da 2ª Reunião Plenária do FONCEDE, realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2025 em São Paulo, foi o painel dedicado à formação de professores. A sessão reuniu duas vozes importantes no tema: a professora e Acadêmica Bernardete Gatti, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA-USP, e Caetano Siqueira, representante do Movimento Profissão Docente.
Bernardete Gatti apresentou uma leitura crítica e profunda da nova Resolução CNE/CP 04/2024, que trata das diretrizes para a formação inicial de professores. Destacou o papel estruturante das instituições formadoras e a importância de um currículo que integre conhecimentos da área educacional, fundamentos específicos das disciplinas e práticas articuladas à realidade escolar. “Não se muda a formação apenas por decretos — as transformações reais se dão nas práticas institucionais e pedagógicas”, afirmou. Ao tratar da profissionalização do magistério, Gatti reforçou a complexidade da docência como profissão que exige sólida base científica, consciência ética e compromisso com o desenvolvimento humano.
Já Caetano Siqueira abordou, com dados atualizados e análises rigorosas, o desequilíbrio entre a quantidade e a qualidade dos cursos de licenciatura no Brasil. Segundo ele, embora o número de concluintes seja, em termos agregados, suficiente para atender à demanda de novos professores nas redes públicas, há um grave problema de distribuição territorial e, sobretudo, de qualidade formativa. A maioria dos cursos com baixo Conceito Preliminar de Curso (CPC 1 e 2) concentra-se no ensino a distância e em instituições privadas. Além disso, apenas 26% das regionais analisadas possuem quantitativo de concluintes compatível com a necessidade de novos docentes. “Estamos formando professores onde eles não são necessários e deixando de formar onde mais precisamos”, alertou.
A mesa foi mediada por Celi Corrêa Neres, presidente do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, e suscitou bom debate entre os conselheiros presentes. A convergência entre os dados do Movimento Profissão Docente e os fundamentos acadêmicos da professora Gatti evidenciaram que enfrentar os desafios da formação exige articulação entre políticas públicas, responsabilidade institucional e compromisso social.
A Academia Paulista de Educação reconhece a relevância do tema e parabeniza a professora Bernardete Gatti por sua lúcida e combativa contribuição. A formação de professores é, sem dúvida, um dos pilares da qualidade e da equidade educacional — e precisa estar no centro do debate público.