Academia Paulista de Educação

Main Menu

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato

logo

Academia Paulista de Educação

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
Notícias
Home›Informações›Notícias›Formação Docente em foco: Bernardete Gatti e Caetano Siqueira apontam caminhos para valorizar a profissão

Formação Docente em foco: Bernardete Gatti e Caetano Siqueira apontam caminhos para valorizar a profissão

By prof. Hubert
31 de maio de 2025
24
0

Um dos momentos mais significativos da 2ª Reunião Plenária do FONCEDE, realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2025 em São Paulo, foi o painel dedicado à formação de professores. A sessão reuniu duas vozes importantes no tema: a professora e Acadêmica Bernardete Gatti, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA-USP, e Caetano Siqueira, representante do Movimento Profissão Docente.

Bernardete Gatti apresentou uma leitura crítica e profunda da nova Resolução CNE/CP 04/2024, que trata das diretrizes para a formação inicial de professores. Destacou o papel estruturante das instituições formadoras e a importância de um currículo que integre conhecimentos da área educacional, fundamentos específicos das disciplinas e práticas articuladas à realidade escolar. “Não se muda a formação apenas por decretos — as transformações reais se dão nas práticas institucionais e pedagógicas”, afirmou. Ao tratar da profissionalização do magistério, Gatti reforçou a complexidade da docência como profissão que exige sólida base científica, consciência ética e compromisso com o desenvolvimento humano.

Já Caetano Siqueira abordou, com dados atualizados e análises rigorosas, o desequilíbrio entre a quantidade e a qualidade dos cursos de licenciatura no Brasil. Segundo ele, embora o número de concluintes seja, em termos agregados, suficiente para atender à demanda de novos professores nas redes públicas, há um grave problema de distribuição territorial e, sobretudo, de qualidade formativa. A maioria dos cursos com baixo Conceito Preliminar de Curso (CPC 1 e 2) concentra-se no ensino a distância e em instituições privadas. Além disso, apenas 26% das regionais analisadas possuem quantitativo de concluintes compatível com a necessidade de novos docentes. “Estamos formando professores onde eles não são necessários e deixando de formar onde mais precisamos”, alertou.

A mesa foi mediada por Celi Corrêa Neres, presidente do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, e suscitou bom debate entre os conselheiros presentes. A convergência entre os dados do Movimento Profissão Docente e os fundamentos acadêmicos da professora Gatti evidenciaram que enfrentar os desafios da formação exige articulação entre políticas públicas, responsabilidade institucional e compromisso social.

A Academia Paulista de Educação reconhece a relevância do tema e parabeniza a professora Bernardete Gatti por sua lúcida e combativa contribuição. A formação de professores é, sem dúvida, um dos pilares da qualidade e da equidade educacional — e precisa estar no centro do debate público.

  • Revista APE

    Revista N° 7 – Ano 6 – Março 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 7 Ano 6 – Março 2018
  • Revista APE

    Revista N° 6 – Ano 5 – Novembro 2016

    Revista Academia Paulista de Educação N° 6 Ano 5 – Novembro 2016
  • Revista APE

    Revista N° 5 – Ano 4 – Setembro 2015

    Revista Academia Paulista de Educação N° 5 Ano 4 – Setembro 2015
  • Revista APE

    Revista N° 4 – Ano 3 – Agosto 2014

    Revista Academia Paulista de Educação N° 4 Ano 3 – Agosto 2014
  • Revista APE

    Revista N° 3 – Ano 2 – Agosto 2013

    Revista Academia Paulista de Educação N° 3 Ano 2 – Agosto 2013
  • Revista APE

    Revista N° 2 – Ano 1 – Novembro 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 2 Ano 1 – Novembro 2012
  • Revista APE

    Revista N° 1 – Ano 1 – Janeiro / Março 2012

    Revista Academia Paulista de Educação N° 1 Ano 1 – Janeiro/Março 2012
logo

Sede:
Rua Tabapuã, 500, Conjunto 42 - Itaim Bibi
São Paulo - SP
CEP 04533-001

Telefones:
2883-6154 e 2574-4523

E-mail:
contatogeral@apedu.org.br ou presidencia@apedu.org.br

  • A Academia
    • Apresentação
    • Diretoria Atual – 2023 a 2026
    • Quadro de Benedito Calixto
    • Velha Guarda
    • Medalha da Academia
    • Hino
    • Estatuto
  • Acadêmicos
  • Membros
    • Honorários
    • Beneméritos
    • Correspondentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos
  • Estudos e Pesquisas
  • Revista APE
  • Fotos
  • Contato
  • Home
© Copyright Academia Paulista de Educação
Midiamix Editora Digital