Ghisleine Trigo faz saudação à nova Acadêmica, Beatriz Scavazza

Discurso da acadêmica Ghisleine Trigo da Silveira, titular da Cadeira 14 em saudação à professora Beatriz Scavazza, por ocasião de sua posse como acadêmica titular da Cadeira 21 da Academia Paulista de Educação. A posse ocorreu em 4 de setembro de 2023, no Colégio Bandeirantes, na cidade de São Paulo:
” Excelentíssimo senhor Hubert Alquéres, digníssimo Presidente da Academia Paulista de Educação.
Excelentíssimo senhor Roque Theophilo Júnior, digníssimo presidente do Conselho Estadual de Educação, em nome de quem cumprimento os demais conselheiros presentes nesse evento.
Ilustre Prof. Mauro Aguiar, membro do Conselho Estadual de Educação, que hoje recebeu o Diploma de Membro Honorário da nossa Academia, a quem parabenizo e agradeço particularmente pela acolhida ;
Caros e ilustres confreiras e confrades presentes a essa cerimônia;
Ilustres autoridades presentes, familiares, amigas e amigos da profa. Beatriz Leonel Scavazza , que hoje toma posse nesta Academia.
Honrou-me o Presidente da Academia Paulista de Educação, o nobre Acadêmico e querido amigo Hubert Alquéres, com a incumbência de saudar a Profa Beatriz como a nova titular da cadeira de número 21.

É com imensa satisfação que o faço, por tratar-se de pessoa que merece a minha admiração e o meu respeito por sua trajetória profissional no cenário da educação e a quem me sinto ligada por fortes laços de confiança e de amizade, construídos ao longo de muitos anos de convivência profissional em inúmeros projetos na área educacional.
Beatriz Leonel Scavazza nasceu em São Paulo, na Maternidade Paulista, aos 28/10/51, sob a regência de signo cujos nativos, segundo estudos da astrologia, costumam ser bastante passionais e muito generosos, identificando-se com características como a intensidade e o poder de transformação.
É filha de Ataliba Leonel Neto e de Jurema das Neves Maurell Leonel, já falecida. Bisneta de Ataliba Leonel, civil que recebeu do presidente Artur Bernardes o título de general honorário do Exército Brasileiro, por sua bravura nas revoluções de 1924, 1930 e 1932, tendo ocupado vários cargos políticos.
Tem filhos biológicos e do coração: o Ricardo, a Renata, o Roberto, o João Roberto, a Irene e o Marcos. Uma avó amorosa e coruja da Manuela, do Lorenzo, da Natalie, da Giovana, da Isadora, do Gabriel, do Antonio, da Julia e do Felipe.
Beatriz Scavazza, a Bia, para os mais próximos, graduou-se em Fonoaudiologia, em 1974, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (a PUC de SP), instituição em que também obteve o grau de mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, no ano de 1981, e o de doutora em Psicologia da Educação, em 1987.
Nessa Instituição, no período de 1976 a 2006, Beatriz fez carreira universitária, como professora universitária titular e pesquisadora.
De 1990 a 1996, foi responsável pelo processo de reestruturação interna e expansão da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP (a COGEAE), liderando a elaboração e implementação do plano estratégico a ser desenvolvido durante 6 anos, inclusive com a implementação de projetos de Educação a Distância.
Participou da criação da TV PUC, em parceria com a NET SP, que implementou um circuito interno na PUC SP com 42 pontos, e de uma programação veiculada por TV a cabo e distribuída por satélite, incentivada pela Lei Mendonça, tendo respondido pela elaboração e desenvolvimento de ações inovadoras como o programa mensal “Diálogos Impertinentes”, uma parceria entre PUC-SP, a FOLHA de São Paulo e o SESC, que foi ao ar em 1995.
No período de 1986 a 1990, respondeu pela criação e implantação da Coordenadoria Geral de Estágios da PUCSP, participando da discussão da Política de Estágios para a Universidade e estruturando os serviços do setor.
Desde 1987, coordenou nessa Instituição projetos de intervenção, programas de capacitação e educação continuada, elaboração de material didático e de apoio a cursos e treinamentos, edição de revistas, envolvendo grande número de participantes e para diferentes segmentos da economia.
Entre esses projetos, incluem-se os seguintes:
– em 1987, Programa de Antecipação da Escolaridade para a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, para professores e supervisores;
– em 1994, Programa de Formação de Alfabetizadores da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo;
– em 1994 e 1995, Parceria PUCSP/SEBRAE para Capacitação de 12000 empresários da Pequena Empresa;
– em 1996, Programação de Comemoração dos 50 anos da PUC/SP, que incluiu a organização da Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;
-em 1997 e 1998, Programa de Educação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, para professores e gestores de 6 municípios da região de Mogi das Cruzes;
– em 1998, Programa de Qualificação e Requalificação do trabalhador/FAT – Como abrir o seu negócio;

Como professora titular da PUC/SP, participou como assessora da equipe da TV PUC, respondendo pelo desenvolvimento de produtos pedagógicos para esta mídia e assessorou a direção do IEE – Instituto de Estudos Especiais desta mesma Universidade, na concepção de uma ferramenta interativa para a o gerenciamento de programas de avaliação e monitoramento de políticas públicas, e na implantação de um ambiente virtual de trabalho cooperativo que potencializasse as ações do IEE na gestão dos projetos e consultorias que desenvolve.
De fevereiro de 2000 a 2022, assumiu a Coordenação Executiva do Laboratório de Tecnologias em Educação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade co-ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da POLI/USP. Respondeu pela gestão da área, tendo sob sua responsabilidade a concepção, desenvolvimento e operação de vários projetos e-learning, dentre os quais:
– o portal EDUCARE em parceria com a Fundação Telefônica, CENPEC e TERRA;
– o portal WWW Escola com a Secretaria de Estado da Educação- SP, que incluiu três cursos on line;
– a gestão do projeto PEC FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA, um curso de graduação (3.100 horas) para 7.000 professores da rede estadual de educação de São Paulo, ministrado pela USP, PUC/SP e UNESP, em 46 locais do Estado, de Março de 2001 a Dezembro de 2002;
– a gestão do PEC-Formação Universitária – Municípios, para 5.000 professores da rede Municipal de educação, ministrado pela PUC e USP, envolvendo 38 municípios do Estado, que teve seu início em Fevereiro de 2003, ambos com apoio de mídias interativas integradas (teleconferência, videoconferência, internet, intranet,. vídeos didáticos e CD Rom), além de material impresso e web desenvolvido especialmente para o Programa.
Ainda na Coordenação da FCAV, atuou no apoio à construção de matrizes e propostas curriculares, entre elas a paulista, no projeto São Paulo Faz Escola e, em nível nacional, a Base Nacional Comum Curricular.
No presente ano, assumiu a posição de Coordenadora Executiva de projetos do Instituto i / Instituto de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovações em Educação e Gestão, organização com 25 anos de história dedicados ao desenvolvimento de ações nas áreas de educação, cultura e políticas públicas, envolvendo a concepção, implementação e gestão de projetos de alto impacto potencializando o desempenho de organizações públicas e privadas.
Com base nesse meu breve relato, fica evidente que a profa. Beatriz reúne excelentes condições para ser admitida como membro titular da Academia Paulista de Educação, que, de acordo com Artigo 2º de seu estatuto tem por finalidade “congregar educadores interessados nos problemas educacionais do Estado e do País, proporcionando-lhes condições de livre debate de ideias” e os que se tenham notabilizado no exercício do magistério ou em estudos de real valor no campo da educação”, como estabelece o Artigo 92 do referido Estatuto.
Afinal, em mais de 45 anos, a querida profa. Beatriz dedicou-se a assuntos de grande relevância para a educação, como a formação de professores, o desenvolvimento de materiais didáticos-pedagógicos e as tecnologias educacionais.
Cara professora Beatriz – Seja bem vinda. Receba a nossa saudação no momento de sua entrada em nossa Academia que fica muito honrada com a sua chegada e conta com sua participação para o enriquecimento e diversificação de nossas atividades.”
