Homologadas as DCNs para a formação de professores
A Acadêmica Maria Helena Guimarães informa que o Ministro da Educação Camilo Santana homologou neste dia 23 de maio o Parecer CNE 4/2024, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, que aprovou em 12 de março de 2024 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica.
Maria Helena afirma que “as Diretrizes recém homologadas para cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura trazem avanços” mas pondera sobre a “necessidade de revisão das DCNs para os Cursos de Pedagogia de 2006”.
Leia aqui o trabalho onde o Todos Pela Educação apresenta 6 “temáticas” referentes ao Parecer das novas DCNs , incluindo seus pontos positivos e de atenção. O TPE reitera que os pontos de atenção podem ser
entendidos como possíveis melhorias incrementais e que, apesar de existirem, o Parecer aponta na direção correta e pode ser capaz de nortear importantes mudanças na formação inicial docente.