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Home›Informações›Notícias›INEP apresenta proposta de avaliação nacional para educação profissional em encontro do FONCEDE

INEP apresenta proposta de avaliação nacional para educação profissional em encontro do FONCEDE

By prof. Hubert
31 de maio de 2025
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Na manhã de 30 de maio de 2025, durante a 2ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), realizada na sede da FIESP em São Paulo, o professor Ricardo Cardozo, diretor de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do INEP, apresentou os grandes passos para a construção de um Sistema Nacional de Avaliação da EPT.

Sua fala foi marcada por firmeza técnica e abertura ao diálogo federativo. Ele destacou que, embora os estados sejam os principais responsáveis pela regulação da oferta de EPT no nível médio, a avaliação nacional — prevista na Lei 14.645/2023 — tem papel fundamental para garantir qualidade, coerência institucional e alinhamento com o mundo do trabalho. Entre os pilares propostos, estão: análise de rendimento e permanência, aderência aos contextos regionais, inserção dos egressos no mercado formal, desenvolvimento de competências e condições reais de oferta.

O piloto da avaliação, realizado em 2024, envolveu 15 mil estudantes, 289 escolas e 207 municípios. Foram avaliados seis cursos técnicos prioritários (como Enfermagem, Administração, Informática e Agropecuária), com aplicação de provas contextualizadas, survey com estudantes e visitas in loco. Também foram produzidos instrumentos diagnósticos, não punitivos, capazes de gerar devolutivas pedagógicas para instituições, redes e formuladores de políticas.

Outro ponto de destaque foi a articulação entre avaliação e planejamento: ao mapear a demanda do setor produtivo por saberes e ocupações específicas, o INEP busca fornecer uma base objetiva para políticas públicas, distribuição de cursos e fortalecimento de trajetórias de aprendizagem profissional.

A proposta foi bem recebida pelos conselheiros presentes, que enfatizaram a importância de integrar os dados às decisões regulatórias e à indução de qualidade pelas redes estaduais. Presente do evento, o professor e Acadêmico Francisco Aparecido Cordão enalteceu “o rigor técnico e o espírito colaborativo da iniciativa, que poderá representar um marco para a valorização e qualificação da Educação Profissional no Brasil”.

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