INEP apresenta proposta de avaliação nacional para educação profissional em encontro do FONCEDE

Na manhã de 30 de maio de 2025, durante a 2ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), realizada na sede da FIESP em São Paulo, o professor Ricardo Cardozo, diretor de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do INEP, apresentou os grandes passos para a construção de um Sistema Nacional de Avaliação da EPT.
Sua fala foi marcada por firmeza técnica e abertura ao diálogo federativo. Ele destacou que, embora os estados sejam os principais responsáveis pela regulação da oferta de EPT no nível médio, a avaliação nacional — prevista na Lei 14.645/2023 — tem papel fundamental para garantir qualidade, coerência institucional e alinhamento com o mundo do trabalho. Entre os pilares propostos, estão: análise de rendimento e permanência, aderência aos contextos regionais, inserção dos egressos no mercado formal, desenvolvimento de competências e condições reais de oferta.
O piloto da avaliação, realizado em 2024, envolveu 15 mil estudantes, 289 escolas e 207 municípios. Foram avaliados seis cursos técnicos prioritários (como Enfermagem, Administração, Informática e Agropecuária), com aplicação de provas contextualizadas, survey com estudantes e visitas in loco. Também foram produzidos instrumentos diagnósticos, não punitivos, capazes de gerar devolutivas pedagógicas para instituições, redes e formuladores de políticas.
Outro ponto de destaque foi a articulação entre avaliação e planejamento: ao mapear a demanda do setor produtivo por saberes e ocupações específicas, o INEP busca fornecer uma base objetiva para políticas públicas, distribuição de cursos e fortalecimento de trajetórias de aprendizagem profissional.
A proposta foi bem recebida pelos conselheiros presentes, que enfatizaram a importância de integrar os dados às decisões regulatórias e à indução de qualidade pelas redes estaduais. Presente do evento, o professor e Acadêmico Francisco Aparecido Cordão enalteceu “o rigor técnico e o espírito colaborativo da iniciativa, que poderá representar um marco para a valorização e qualificação da Educação Profissional no Brasil”.