Jonathan Haidt no Roda Viva da TV Cultura

A Acadêmica Rose Neubauer informa que o programa Roda Viva da TV Cultura com apresentação de Vera Magalhães, preparou uma entrevista com o psicólogo social Jonathan Haidt, autor de “A Geração Ansiosa”.
“O Brasil caminha para banir os aparelhos telefônicos dentro das salas de aula, um movimento que está crescendo no mundo todo e esse é um dos assuntos do Roda Viva com Haidt, que é professor da Universidade de Nova York” diz a professora Rose, complementando: “Para ele, as crianças não devem ter o aparelho até os 14 anos de idade e devem ficar sem contato com as redes sociais pelo menos até os 16.”
Assista aqui a íntegra do programa.
Leia a resenha do livro: “As crianças e os adolescentes estão em perigo. Desde o início dos anos 2010, as taxas de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais têm crescido vertiginosamente nesses grupos. Em A geração ansiosa , o psicólogo social Jonathan Haidt explica as causas dessa epidemia e defende uma infância longe das telas.
O autor demonstra como a “infância baseada no brincar” entrou em declínio na década de 1980 e foi substituída pela “infância baseada no celular”, acompanhada por uma hiperconectividade que alterou o desenvolvimento social e neurológico dos jovens e tem causado privação de sono, privação social, fragmentação da atenção e vício. Ele também examina por que as redes sociais prejudicam mais as meninas e os motivos que levam os meninos a migrar do mundo real para o virtual, com consequências desastrosas para eles e as pessoas a seu redor.
Diante desse cenário catastrófico, Haidt mostra o que pais, professores, escolas, empresas de tecnologia e governos podem fazer na prática para reverter a situação e evitar danos psicológicos ainda mais profundos. Um plano de ação que não podemos nos dar ao luxo de ignorar, porque o que está em jogo não é apenas o bem-estar de nossas crianças, mas da sociedade como um todo.”
