Nílson José Machado: catedrático e autor de livros infantis
Nílson José Machado é um grande educador. Ele está vinculado à Universidade de São Paulo desde 1972 quando começou a lecionar no Instituto de Matemática e Estatística. Posteriormente, a partir de 1984, passou a atuar na Faculdade de Educação.
O Acadêmico Titular da Cadeira 22 da Academia Paulista de Educação é graduado em Matemática pela própria USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989) e Livre-Docente na área de Epistemologia e Didática, na Faculdade de Educação da USP (1994).
Atualmente atua como professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tendo chefiado o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada ao longo de quatro mandatos.
Suas principais publicações estão nas interfaces entre a Epistemologia e a Didática, e entre a Ética e a Educação. Também é autor de livros didáticos bem conhecidos por professores de Matemática de todo o Brasil.
O que surpreende muitas pessoas, mas não seus amigos e admiradores, é que o professor Nílson publicou cerca de duas dezenas de livros para crianças a partir de 5 anos.

Seu livro Bichionário foi selecionado FNDE -Ministério da Educação para o Programa Nacional do Livro Didático e considerado como sendo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ele traz personagens como o elefante namorador, a girafa que usa gravata, o hipopótamo poeta e um esquisito morcego de óculos escuros num texto poético ilustrado por Dulce Osinski. São divertidos e estranhos animais -de A a Z- que desfilam junto com o abecedário. O livro convida para que os pequenos leitores explorem jogos de palavras e brincadeiras com rimas.

Conheça mais sobre o professor visitando seu blog pessoal: www.nilsonjosemachado.net