Pesquisas – OCDE divulga o relatório Education at a Glance 2025, da OCDE

Durante a reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE, realizada entre 8 e 10 de setembro na FIESP, a presidente da entidade e acadêmica Maria Helena Guimarães apresentou os principais destaques da edição 2025 do relatório Education at a Glance (Panorama da Educação), elaborado anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O relatório é uma das mais importantes publicações internacionais sobre educação, reunindo dados comparativos de quase 50 países sobre acesso, permanência, financiamento, condições de trabalho docente e impacto social da educação. Também possibilita acompanhar a dinâmica dos sistemas nacionais de educação em perspectiva internacional comparada. É também uma ferramenta útil para a formulação de políticas públicas com base em evidências.
Embora o Brasil tenha avançado em vários indicadores nos últimos anos, o relatório mostra que ainda há desigualdades significativas e desafios estruturais a serem enfrentados.
A taxa de escolarização de crianças de 3 a 5 anos, por exemplo, é superior à média da OCDE, o que demonstra o esforço brasileiro na ampliação do acesso à educação infantil. Também houve queda no percentual de jovens adultos sem o ensino médio completo, o que sinaliza progressos na educação básica.
Por outro lado, as taxas de conclusão no ensino superior continuam abaixo da média internacional, e o crescimento das matrículas nessa etapa vem ocorrendo majoritariamente na educação a distância, concentrada no setor privado — o que levanta preocupações sobre equidade e qualidade.
Outro ponto relevante é que a escolaridade ainda exerce forte impacto sobre as oportunidades no mercado de trabalho e sobre a renda. Pessoas com ensino superior seguem ganhando significativamente mais do que aquelas com ensino médio ou fundamental completos. O relatório também mostra que o tempo de permanência nas escolas brasileiras tende a ser superior à média da OCDE, sem que isso necessariamente se traduza em melhores resultados de aprendizagem.
A apresentação foi recebida com interesse pelos acadêmicos presentes, por trazer uma leitura qualificada dos dados e oferecer uma base sólida para reflexões sobre as políticas educacionais brasileiras à luz das comparações internacionais. Como destacou Maria Helena, o relatório reafirma a importância de alinhar qualidade, equidade e eficiência no financiamento e na gestão da educação pública, especialmente em tempos de restrição fiscal e demandas crescentes por melhores resultados.
Leia aqui o Relatório Education at a Glance 2025
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