Reflexões sobre o futuro: Professor Seiji Isotani aponta caminhos para a Inteligência Artificial na educação

Durante a 2ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2025 na sede da FIESP, em São Paulo, um dos momentos mais instigantes da programação foi a palestra do professor Seiji Isotani, titular da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra UNESCO em Inteligência Artificial na Educação.
Com uma abordagem clara, atualizada e profundamente comprometida com a equidade, Isotani apresentou os principais desafios e oportunidades trazidos pela aplicação da IA na educação, destacando tanto os avanços quanto os riscos de ampliação das desigualdades educacionais. Em sua fala, demonstrou como a inteligência artificial pode apoiar a personalização do ensino, o feedback imediato, a avaliação contínua e o uso pedagógico de dados — sem, no entanto, desconsiderar os contextos de infraestrutura limitada em que muitas escolas brasileiras ainda se encontram.
Um dos pontos altos da apresentação foi o conceito de “IA desplugada”, uma proposta inovadora que utiliza soluções de IA adaptadas a ambientes com baixa conectividade e recursos escassos. Com exemplos práticos e pesquisas de campo, o professor apresentou projetos já implementados em centenas de municípios brasileiros, com resultados significativos em aprendizagem e redução de desigualdades.
O trabalho do professor Seiji Isotani “reafirma o potencial da tecnologia quando orientada por princípios éticos, humanistas e voltados ao bem comum” declarou Hubert Alqueres, presidente da Academia Paulista de Educação.
Para a vice-presidente da APE, Ghisleine Trigo “a participação ativa dos acadêmicos no FONCEDE 2025 reforça o compromisso da Academia com o debate público qualificado, a formação cidadã e a construção de políticas educacionais sintonizadas com os desafios contemporâneos.”