São Paulo ganha nova EMEI em homenagem à educadora Gilda Gouvea

Na próxima segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 9h, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a inauguração da EMEI Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, localizada na Rua Estrela Solitária, em frente ao número 501, na Cidade Júlia, região da DRE Santo Amaro. A cerimônia contará com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, autoridades educacionais e representantes da comunidade.
A escolha do nome da nova unidade educacional é uma homenagem à educadora Gilda Gouvea, figura histórica na luta por uma educação pública, democrática e de qualidade. Falecida em 2024, Gilda foi professora engajada, intelectual refinada e uma das vozes mais respeitadas na defesa da valorização do magistério paulista. Sua atuação se destacou também no Ministério da Educação durante a gestão de Paulo Renato Souza no governo Fernando Henrique Cardoso.
Para o presidente da Academia Paulista de Educação, Hubert Alquéres, “a nova escola de Educação Infantil é um equipamento público a serviço da infância e também um marco simbólico da valorização dos educadores que marcaram a nossa cidade”.
Para o secretário Fernando Padula: “ao perpetuar o nome de Gilda Figueiredo Portugal Gouvea em uma instituição dedicada à formação das novas gerações, a cidade de São Paulo reconhece a importância de sua trajetória e reafirma o compromisso com os ideais que ela representou ao longo de décadas”.
Conheça mais sobre a biografia de Gilda Gouvea acessando: www.apedu.org.br/site/a-educacao-brasileira-perde-gilda-gouvea