Tirapelli é nomeado membro titular do Condephaat

O acadêmico, professor e artista plástico Percival Tirapeli foi nomeado, por decreto do governador, como membro titular do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), representando profissionais de notório saber em história da arte e arquitetura. Percival tomou posse no início de fevereiro de 2024. A designação, publicada no Diário Oficial do Estado em 7 de agosto de 2023, reforça a importância do conselho com a preservação e valorização do patrimônio cultural paulista.
Nascido em Nhandeara em 1952, Tirapeli é professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde leciona nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Formado em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, obteve mestrado e doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por uma profunda dedicação às artes, especialmente na pintura e na história da arte brasileira, com ênfase no período barroco.
Como pesquisador, Tirapeli publicou mais de 30 livros, destacando-se títulos como “As Mais Belas Igrejas do Brasil” (1999), “Patrimônio da Humanidade no Brasil” (2000) e “Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó” (2003), este último premiado com o Sérgio Milliet da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Além disso, organizou a obra “Barroco Memória Viva”, resultado de um extenso projeto de 14 anos que envolveu viagens, cursos e documentação fotográfica das manifestações barrocas no Brasil. Sua atuação como curador inclui exposições de relevância nacional, como “Grandes Formatos e Modernos e Modernistas” no Museu de Arte Moderna de São Paulo e “Gênese da Fé do Novo Mundo” no Palácio dos Bandeirantes.
Além de suas contribuições acadêmicas e curatoriais, Tirapeli tomou posse como acadêmico titular da Cadeira nº 24 da Academia Paulista de Educação em 4 de dezembro de 2023, reconhecendo sua dedicação à educação e às artes no estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo. A Cadeira nº 24 tem como patrono Álvaro Lemos Torres e foi fundada por Sílvio Carvalhal; Tirapeli sucede o professor Carlos Rolim Affonso.
A nomeação de Percival Tirapeli para o Condephaat representa um significativo reforço na missão de salvaguardar o patrimônio cultural do estado, trazendo sua vasta experiência e conhecimento para as decisões e ações do conselho.